quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Faça você mesmo, de camisão para saia!




Oi meninas e meninos, vindo falar sobre um camisão de praia que tenho há 2 anos e nunca usei. Decidi transformar em uma sainha. Detalhe! Este camisão tem uns bordados diretamente no tecido e eu achei que a saia ficou show de bola! Vou mostras como ficou.



No faça você mesmo de hoje, precisaremos de um camisão de praia
 ou uma blusa que dê para transformar em saia.



Material: 01 camisão, elástico, fita métrica, tesoura, alfinete, máquina de costura e uma pinça para sobrancelhas. Se você não tiver a máquina, mas conhece alguém que tenha e não se incomode em costurar, peça um help na costura e seja feliz! rsrsrsr





Escolha elástico fino, medindo 7mm de largura. Para definir o tamanho, use uma fita métrica. Passe a fita métrica na sua cintura. Passe esta medida para o elástico e diminua um pouco o tamanho. Por que? Porque se o elástico for do mesmo tamanho da sua cintura, a roupa vai cair do seu corpo e a função do elástico é deixar a roupa franzida e fixa no corpo. Lembrando que, antes de cortar a medida do elástico, verifique se este tamanho reduzido, passará no seu quadril. Não deixe o elástico muito apertado, se ficar apertado D+, a roupa vai ficar marcando seu corpo e ficará horrível. Lembre também, que depois para unir as pontas, ou você irá costurar ou você dará um nozinho, conforme eu fiz e mostrei no vídeo. 

Ps.: Quando efetuar a costura, lembre de deixar uns 2cm de abertura para passar a pinça com o elástico. 




Com a fita métrica, messa o comprimento da saia em você. Passe este comprimento para o camisão. No meu caso, meu camisão tem uma barra linda toda trabalhada, não precisei fazer bainha. Se o seu precisar, acrescente 1cm para a virada da barra e assim costurar a bainha, dando o acabamento.





Após medir o comprimento da saia e deixar 1cm para a bainha (se for o caso). Acrescente mais 5cm para ser a parte interna da cintura. Conforme mostra a foto acima. Detalhe, na foto acima mostra a medida 4,5cm. Então você se pergunta: " Onde está o 5mm? Fácil responder! Está na virada do término do tecido. A diferença de 5mm é a costra que foi feita para dar o acabamento e não desfiar o tecido. Por este motivo, você vê na foto 4,5cm.





Vamos ver na figura acima, o espaço que dei. Na parte superior, espaço de 2cm que será o babadinho em cima, dando um charminho na roupa. Abaixo deste 2cm, coloquei 1cm para passar o elástico com a pinça. Não faça mais estreito, se reduzir, seu elástico vai ficar horrível e corre o risco da pinça não passar no espaço. Aí vem a pergunta: Pra que serve a pinça? Com a ajuda da pinça, você irá passar o elástico neste vão da costura. Colocará uma ponta do elástico por dentro da pinça, deixando uma folga de 3cm para não correr o risco do elástico se soltar dentro da costura. Com o alfinete, você irá marcar as medidas para então, começar a costurar a saia.





Lembrando que na minha saia eu não fiz bainha porque ela tem um aplique divino na barra! Gente, eu comprei este camisão somente por causa deste bordado divino!





Assim ficou a minha saia que eu amei de paixão e agora com toda certeza, irei usar muuuito! No vídeo, eu comentei que seria uma saia para usar na praia, pois é tecido tricoline fino. Confesso que ao preparar este post, estou lembrando dela e ela pede que eu use na cidade por causa do bordado divino. Provavelmente eu use com aqueles shortinhos de segunda pele tipo calcinha compridinha ou então eu acrescente um forro por dentro. Vou pesquisar primeiro o shortinho branco tipo bermudinha e fazer o teste.


Lembrando que o branco é moda 2015 e os bordados e rendas continuam em alta! 
Obaaa, TÔ NA MODA MEU AMOR! RSRSRSRSR

Eu preparei um vídeo mostrando a saia, a sobra de tecido do camisão de praia, as costuras e dando algumas outras informações importantes para quem quiser reaproveitar uma roupa que não usa mais ou modelar uma saia.
É só acessar o vídeo aqui em baixo e usem sua criatividade meu bem! Use e abuse na costura e seja feliz! rsrsrsr


Obs.: no vídeo eu comentei de postar a foto do camisão, mas depois fui ver que eu não tenho. Pensei ter feito um vídeo de "Comprei e não usei" mas também não fiz. Chato isso, mas como não havia usado. Fiquei sem fotos dele. Se por ventura encontrar, eu anexo aqui.


Grande beijo aos meus seguidores e aos meus leitores visitantes!

Viva a Vida! Viver a Vida é tudo de Bom!






Beijoooo,

Lindas Make Hair