quarta-feira, 25 de março de 2015

A arquitetura e os projetos



Eu amo a criatividade e fico encantada com projetos maravilhosos!

Pensando nisso, vou falar um pouquinho sobre este assunto Arquitetura x Projeto.



Tudo começa da ideia, depois do espaço e então começa a surgir o projeto, os detalhes e enfim a edificação que é a arquitetura projetada. Que lindo! Que amor! Amo de Paixão!

Vamos lá!



A ideia! 
A ideia surgi de uma vontade ou necessidade. Para espaços pequenos, médios ou grande. 




O croqui!
O croqui é a base da inicialização do projeto. Você tem uma ideia e passa ela para o papel, podendo ser até em um guardanapo. Não importa. Há sim, os croquis feitos a mão em papel comum, manteiga, vegetal ou até computadorizado. Mas não se preocupe com isso. O pontapé inicial foi sua ideia. O segundo o rabisco que é o croqui. Nesta fase surgirá os detalhes da edificação. Como assim? Fachada, medidas, corredores, escadas, cômodos necessários e cômodos a mais e etc...




Depois vem a Arquitetura. Tudo aquilo que você pensou, precisa ou quer, já foi visto, revisto, calculado e modificado. Nesta faze começa o trabalho de pôr portas, janelas, peças sanitárias, piso, mureta, telhado e etc. É uma fase bem detalhada. É esta fase que eu AMO DE PAIXÃO! Quando falo em arquitetura, falo da planta baixa. Exatamente. Imagina a sua ideia sendo desenhada no papel ou no computador sem o telhado e a laje (teto)? A arquitetura de planta baixa nada mais é a edificação vista de cima, mostrando a locação dos cômodos e etc. Neste projeto é encontrado os cortes e vistas. Nossa quanta coisa? Verdade... São vários detalhes em um único projeto. Mas vamos com calma. É um tema maravilhoso e aos poucos vou passando as informações.




Depois do projeto de arquitetura pronto e revisado, vem o Projeto Civil.




Projeto? Civil?
Significa o projeto estrutural da sua edificação. É um projeto de muito cuidado, porque entra os cálculos de viga, coluna, ferragem e etc. É de muita responsabilidade, pois um projeto mau calculado, a sua edificação poderá ter problemas com rachaduras e até demolição. Então você pensa: É um projeto de VIDAS?! Sim... Uma edificação mau calculada, poderá custar várias vidas. A vida de trabalhadores específico naquela edificação/obra ou até mesmo nos moradores que irão usufruir sua nova moradia.



Falei em Obra?
A obra é a construção da edificação vista pelo projeto da arquitetura e o projeto civil. A obra é a realização da sua edificação. Nela você começa a ver toda a parte estrutural sendo construída. Consegue ver o material que está sendo usado na edificação. As instalações de água, esgoto, elétrica, telefonia, sistema de segurança e etc. Nesta fase "Obra" você pode acompanhar a colocação de pisos, portas, detalhes decorativos do tipo: cores de telhas, blocos de vidro, mureta e etc. 


Muita gente quando pensa na edificação pronta, não valoriza o trabalho daquele que vira massa, que corta a madeira, levanta parede, marca medidas para encaixar torneiras e registros. Sabe aquela parede lisinha, aqueles detalhes com sanca e gesso que fica tudo lindo!? São os famosos piões, conhecidos assim popularmente nas obras. Eu vejo estes trabalhadores como PROFISSIONAIS. Sem eles eu, você não teria a edificação erguida e bela. Portanto... Aplausos aos profissionais, sejam eles, arquitetos, engenheiros, técnicos, mestre de obras, gesseiros, ladrilheiros, e etc...



I caramba... Falei das instalações?! Elétrica? Hidráulica? E várias outras? Isso ficará mais à frente. Vamos com calma! rsrsrsr




Então resumindo: ideia, rabisco no papel x croqui, inicialização do projeto de arquitetura, calculo estrutural em cima do projeto pronto da arquitetura, início da construção e os acabamentos na edificação.




Gente, edificação é qualquer coisa que esteja sendo erguida/construída e ou finalizada/pronta. 
Ex.: casa, loja, prédio e etc.


Gostaram? Mais pra frente tem mais!




Grande beijo aos meus seguidores e aos meus leitores visitantes!

Viva a Vida! Viver a Vida é tudo de Bom!






Beijoooo,

Lindas Make Hair